"Todos os devaneios que me vão na cabeça, que me foram da cabeça e que me hão-de vir até à cabeça. Todas as mentiras e verdades que me foram impostas, todas as torturas que eu vi. Todos os momentos; um principio de vida, o meu desnascer."
ISTO AGORA É OFICIAL…. CHEGUEI AO MEU LIMITE!!!
A miúda Maddy (como lhe chamam lá pelas Inglaterras, segundo a TVI) está em todas e eu estou a ficar saturado!!! Tal é o mediatismo que foi criado pela comunicação social sobre este caso meio macabro, que acho que é um pecado mortal não haver uma noticiazita sobre o desaparecimento em todos os Jornais, Telejornais, Revistas e outras coisas. Já não consigo ver Telejornais porque estou sempre prontinho para quando apareça a notícia da Maddy para mudar rapidamente de canal… já não leio o Jornal de Noticias porque na primeira página existe uma referência à Maddy…. Imaginem o estado de ansiedade a que eu não cheguei… Até a porcaria dos telemóveis com os SMS escapam à nova “moda”. Não há ninguém que já não tenha recebido umas cinquenta mensagens a falar nisto. É de bradar aos céus, não é? E os Emails? Bem os Emails nem se fala. Já lhes perdi a conta….
Mas culpa disto não é só dos jornalistas. A culpa também é da Policia e das políticas, que alimentam este mediatismo. A culpa é dos pais que, em jeitos tipicamente britânicos, vêm para a televisão mostrar a sua dor como se estivessem a vender um detergente de louça que lava bem mais barato ou um qualquer produto da PT, com detector e tudo.
No outro dia li uma notícia na SIC Online onde dizia que cerca de 100 Homens andam nas buscas da criança. 100!?!
Pela cobertura que este caso está a ter até dá para pensar que se passam anos sem uma criança desaparecer. Infelizmente não é verdade!
Li no site do IAC (Instituto de Apoio à Criança) que só em 2006 o mesmo abriu 31 processos de menores desaparecidos. Eu pensei: “Quem diria, e eu a pensar que nunca tinha desaparecido nenhuma criança em Portugal!”
É triste ser cidadão de um país que coloca, visivelmente, mais pessoas à procura de um estrangeiro do que de um cidadão nacional, independentemente de se saber ou de se ter a certeza que os pais são culpados ou se a criança realmente foi raptada ou brutalmente assassinada.
Sabem que mais, acordo todos os dias a desejar que o Bush ataque o Irão, o Iraque outra vez ou a Coreia do Norte…. Ou que Israel ataque com mísseis de cruzeiro a Palestina, ou que haja um terramoto na ilha de Samarta no pacífico, que a Lili Caneças faça outra plástica à cara com pele do rabo, que o benfica use outra vez aquela coisa rosinha, ou sei lá…. Que haja qualquer coisa no mundo que distraía as televisões, jornais, revistas, blogues, deste caso.
Para acabar gostava apenas de dizer que estou solidário com os pais de Maddy e que lamento profundamente que estejam a passar por esta situação dolorosa. Provavelmente mataram a miúda e agora depois daquela mediatização toda, logicamente fico com pena deles. Penso que em vez de os acusarem, talvez uns tiritos no meio da cabeça ou uma qualquer violação com um também qualquer pau de macieira pelos rabitos acima, não ficava nada mal. Queria só lembrar que a mãe da Joana foi condenada pela Comunicação Social no próprio dia do desaparecimento da filha e até já foi condenada em tribunal sem vestígios do corpo. Mas ok, ela é portuguesa, e nós fazemos coisas horríveis. Os ingleses não, ocultam cadáveres, transportam corpos ou roupa 25 dias depois do desaparecimento mas são ingleses e pronto.
Quem ler este artigo, não deve entender isto como uma falta de compaixão, mas sim como um desabafo de alguém que já não aguenta tanto mediatismo, tanta notícia, tanto recorte de jornal, tanta merda sobre este assunto.