"Todos os devaneios que me vão na cabeça, que me foram da cabeça e que me hão-de vir até à cabeça. Todas as mentiras e verdades que me foram impostas, todas as torturas que eu vi. Todos os momentos; um principio de vida, o meu desnascer."
Terça-feira, 11 de Março de 2008
Moisés se calhar andava a curtir uma drogas por aí

Um gajo lá das psicologias especulou que Moisés estaria sob o efeito de substâncias alucinogéneas, haxixe por exemplo, quando estava com aquela história dos 10 mandamentos ao descer do monte Sinai, quando viu a sarça ardente, as vacas, etc. Não deixa de ser uma cena engraçada...

Uma coisa comum de qualquer bloguista quando há falta de assunto é escrever sobre essa mesma falta de assunto.

Eu como verdadeiro Faustiano, consegui fugir a este «pseudo-drama». Bastou-me ir ver o que se passa nas noticias do mundo. Sempre é mais saudável e até pode ser ponto de partida para reflexões mais ou menos estupidas. Foi lá que descobri que Moisés se calhar andava a «curtir umas pedras por aí» e de caminho ajudou à criação de uma religião.

Moisés a “tripar” com alucinogéneos acaba por ser uma imagem, mesmo para uma espécie de católico como eu, muita gira. Bastou-me deixar a imaginação seguir o seu trajecto e de repente estavam os 12 apóstolos a fumar um charro.

Em Portugal, esta possibilidade de uso de alucinogénios por parte de Moisés para ver fogueirinhas, falar com Deus, receber ordens deste e até mesmo separar as águas de um rio, são uma ofensa para quem acredita na “verdade” escrita na Bíblia.

Mas, isso é certo, nem só Moisés curtia a dele senão vejamos: Buda também chegou a conclusões que a mim, filho da tradição cristã, me parecem esquesitas. Os Hindus têm um deus que tem cabeça de elefante. Pensando racionalmente, acho que alguém andava drogado para ver cabeças de elefante ou chegar à conclusão que vivemos várias vidas (e que se calhar ainda acabamos como uma minhoca por nos termos portado mal antes).

Porque não colocar a hipótese de que Moisés estava a «tripar» e deu-lhe para falar com Deus e pedir uns conselhos?

Acho que devemos respeitar as crenças religiosas. Mas também acho que isso não é incompatível com os cristãos a fumar umas ganzas, nomeadamente que Moisés tomava substâncias alucinogénicas. Esta história pode ajudar-nos a entender melhor esse fenómeno universal que é a religião. Reparem que ainda hoje, muitas pessoas ao tomarem drogas, têm experiências de âmbito espiritual como falar com Deus, com o Bush, com o Bin Laden, etc. Também há pessoas, que mesmo sem drogas, falam com Deus e ele responde. Geralmente são levadas por familiares ao psiquiatra... Que seria feito das religiões se houvesse psiquiatras há uns séculos atrás?...

Um amigo meu diz que nós, o Homem,  somos uns postais sem nexo cujo a paisagem não passa de uma fotografia (acho que também as fuma de vez em quando). Acreditamos em coisas tão loucas como deuses elefantes, filhos gerados sem sexo, vinho que é sangue e pão que é carne, etc. Até acreditamos que o Sócrates e o Tavares estão a fazer bom trabalho.

O facto é que somos mesmo assim, tenha Moisés metido umas drogas lá para dentro ou não.

Dá que pensar...


sinto-me: meio alucinogenado

publicado por faustofigueiredo às 16:37
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De SMorais a 11 de Março de 2008 às 21:54
De facto deve andar muita gente a fumar umas coisas... ou será da carne gorda fo Folar? para confirmar a sua teoria visite http://feiradofolar.valpacos.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=45&Itemid=83 e basta ler a mensagem do sr. eng. presidente.
Já temos a solução para todos os problemas... O FOLAR!
P.S: Será F.O.L.A.R. uma sigla para algo mais maquiavélico? Fica à consideração ou á sua imaginação. Eu já tenho a minha teoria...


De São Banza a 15 de Março de 2008 às 19:45
Talvez sim, talvez andemos todos alucunados...
Bom fim de senana.


De São Banza a 1 de Abril de 2008 às 15:50
Vim dar só um abraço.
Tudo de bom.


De São Banza a 1 de Abril de 2008 às 15:51
Vinha saber novas.
Abraço.


Comentar post

o que voçês queriam saber sobre mim
procure aqui
 
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

MEU NOVO BRINQUEDO DO BRA...

XAU

O NOVO BRINQUEDO DO FAUST...

FAUSTO DEIXOU DE SER MILI...

Composição do João

NÃO SOU CANDIDATO A LIDER...

O festival da canção e aq...

O futuro foi feito no ant...

Algo sobre as passitas de...

Fumex

Gilberto Vicente - um esg...

CESARIANA = GAY - Teorias

Resposta estupidas para p...

Informático-dependente

Uma gaivota de Abril, uma...

Velharias

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds